quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Introdução

Projetada pelo arquiteto Louis Kahn. Nascido em 1901 na Ilha de Osel na Estônia. Mudou para os Estados Unidos com a sua família em 1905. Na escola, sempre ganhava o primeiro lugar em competições de desenho e pintura, o que lhe rendeu uma bolsa para estudar na Universidade da Pennsylvania, onde se formou em 1924. Kahn é reconhecido pelo seu jeito em lidar com a luz natural em seus projetos, como foi feito na Biblioteca Exeter por exemplo, fazendo com que a aparência dos espaços mudem de acordo com a época do ano, estação e clima, por causa das diferentes incidências de luz no ambiente.
Foi contratado em novembro de 1965 para a elaboração da nova biblioteca. A construção começou em abril de 1969 e foi completada em novembro de 1971. Em 1995 a biblioteca foi nomeada oficialmente como “Biblioteca da Classe de 1945”. Possui 160.000 volumes de livros dispostos em nove níveis e possui capacidade total para 250.000 exemplares; possui duas salas que estão situadas no 4º andar e que estão disponíveis para reuniões e aulas. Também possui cerca de 210 cabines de estudo, numerosas salas de leitura e mesas grandes para que estudantes possam trabalhar juntos quando necessário. O andar principal contém mais de 4.000 volumes.
A biblioteca possui assinaturas com 300 revistas e mantém cerca de 10.000 volumes de periódicos. Fora isso, também possui relíquias como folhas do século XIII ao XVI, gravuras de madeira do século XVI, pedaços originais de navios e os primeiros jornais britânicos e americanos disponíveis para pesquisa acadêmica e que são exibidos de vez em quando em exposições especiais.
Desde as primeiras idéias até a forma final para a “nova biblioteca” foram rendidos 15 anos e foram feitos pelo menos três projetos para a biblioteca.
A biblioteca possui nove andares, ainda que não possa ser visto pelo lado de fora, existe também um número aproximado de 450 lugares de todo tipo, incluindo a área do terceiro andar composto de confortáveis móveis e lareiras. E alguns andares possuem um layout representativo de quando foi usado pela primeira vez. Há laboratórios de informática, salas para vídeos e DVDs, salas para escutar discos e CDs e escritórios para os membros da faculdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário